topo


Notice: Undefined index: JPG Support in /home/celso/public_html/tjam/plugins/content/jwsig.php on line 80

Notice: Undefined variable: gd_support in /home/celso/public_html/tjam/plugins/content/jwsig.php on line 83

Curso EAD

E-mail Imprimir

O Parlamento Mundial de Segurança e Paz site www.parlamentworld.org em parceria com a NET BUSINES pensando na transparência total dos alunos que irão fazer os Cursos EAD a distancia via download ou curso presencial com a presença do Professor Roberto Dibo ver currículo site www.sociedadevip.net firmou parceria de “auditoria” com o Tribunal de Justiça Arbitral do Mercosul onde os alunos realizarão os depósitos e enviarão scaneados para o e-mail Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. , confirmado o deposito o aluno fará o download do curso via senha, concluindo o curso receberá um Certificado.

O TJAM entrou na era do EAD pra proporcionar as classes menos favorecidas num preço acessível acesso a diversos cursos que abrirão as portas para um mercado de trabalho que hoje exige de todos os candidatos conhecimento em vários segmentos sociais.

Parabéns você que deseja estudar para ter um futuro melhor.

EaD VEIO PARA FICAR

Se existe algo que veio para ficar na área de ensino nos últimos anos, sem dúvida ela passa pela educação a distância - EaD. Impulsionada pela tecnologia da comunicação por meio da internet, a nova modalidade vem caindo no gosto popular e cresce em ritmo acelerado no Brasil, que já somava mais de 2,64 milhões de alunos deste 2008.

Desses, 1,07 milhão estava matriculado em cursos autorizados pelo Ministério da Educação (MEC); 1,07 milhão em cursos livres; e 498 mil em iniciativas corporativas, segundo o último levantamento do Censo EaD.br, . A graduação participava do total com 761 mil alunos, um aumento de mais de 100% em relação ao ano anterior – e há estimativas bem tenham ultrapassado um milhão no início de 2010. A tendência de crescimento também é verificada no programa de educação a distância do CIEE, voltado à preparação para a delicada fase de ingresso no mercado de trabalho. Em novembro de 2009, a procura pelos 28 cursos da grade, ofertados gratuitamente aos estudantes cadastrados no portal www.ciee.org.br, ultrapassou a marca histórica de um milhão de matrículas.

A facilidade de acesso, os preços mais em conta em relação aos cursos presenciais e, principalmente, a flexibilidade de horário são os pontos positivos mais citados pelos estudantes. “Se não fosse a educação a distância, dificilmente conseguiria fazer um curso de graduação”, afirmam vários estudantes desta modalidade de ensino, e mães de crianças, elas resolveram apostar nas aulas pela internet para complementar o curso de magistério que fizeram no ensino médio e se capacitarem para dar aulas de educação infantil. “O fato de poder organizar o próprio tempo para assistir às aulas é um chamariz grande importância. Alguns alunos ao ingressarem se assustam com o volume de material para ler e aulas para acompanhar.

Apesar de oferecer maior flexibilidade do que um curso tradicional precisa ter uma disciplina uma que é o perfil do estudante dos cursos a distância é bem diferente daquele do aluno que freqüenta aulas presenciais.

Com 80% concentrados na região Sudeste, os alunos de EaD estão, em sua maioria, na faixa dos 30 aos

34 anos, enquanto nos cursos presenciais ficam entre 19 e 24 anos; 46% ganham até três salários mínimos, índice que cai para 26% no ensino presencial. O censo EaD.br mostra ainda que 37% fazem pós-graduação, 26,5% estão na graduação e 34,6% em cursos tecnológicos ou de complementação pedagógica. No Sudeste, 80% freqüentam escolas particulares.

Já no Norte e Nordeste, ocorre o contrário: 80% dos alunos pertencem a instituições públicas.

Algumas alunas que já são mães aprovam as aulas: “é como se elas tivessem a faculdade dentro de casa”. Segundo elas, sem a EaD seria impossível conciliar os trabalhos de mãe, dona de casa e ainda distante”, diz as alunas. Se tivessem de seguir um curso presencial, a criação dos filhos ficaria comprometida.

Mas quem pensa ser mais fácil chegar à graduação a distância pela ausência da cobrança direta do professor, engana-se redondamente. No início do curso, é necessário um novo comportamento diante da forma de transmissão do conhecimento.

A EaD abre espaço para a construção de novas práticas e altera o paradigma que ainda conduz a formação acadêmica. Ela inclui uma diversidade de possibilidades de usos criativos das tecnologias, viabilizando novas formas de contato com as mais variadas fontes do conhecimento e a interação entre os usuários. “Isso pode qualificar a relação de aprendizagem sem se desfazer das metodologias que o sistema presencial de ensino já consolidou.”

Resistência e Preconceito

Essa mudança de paradigma, que traz um novo papel tanto para o aluno como para o professor, ainda sofre resistências. O preconceito contra o diploma de cursos de educação à distância, embora tenha diminuído nos últimos anos, ainda existe. “Quem discrimina é quem não conhece”, enfatiza Ricardo Holz, presidente da Associação Brasileira dos Estudantes de EaD (ABE-EaD). O questionamento sobre a qualidade dos cursos de EaD sempre está na pauta de quem rejeita a nova modalidade. Porém, um estudo realizado pelo Instituto Nacional de Pesquisas e Estudos Educacionais (Inep) com base no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), mostrou que alunos de EaD tiram as mesmas notas emplacadas por seus colegas das aulas presenciais.

O estudo analisou jovens formados com características semelhantes – idade, renda, estado civil, se trabalha ou não – para que as variáveis não atrapalhassem a comparação entre os dois tipos de alunos. Utilizando as notas do Enade de 2005, 2006 e 2007, os pesquisadores analisaram quatro cursos à distância: Administração, Pedagogia, Matemática e Serviço Social. Na comparação dos dois grupos isolados, a diferença entre os estudantes de mesmo perfil foi de 0,23 a favor dos presenciais, um índice que estatisticamente é considerado igual a zero.

Um relatório do Departamento de Educação dos Estados Unidos, também mostrou que os alunos de EaD se saem melhor que os demais ou se igualam a eles.

Aumento expressivo, mas não desenfreado

Secretário de Educação a Distância do Ministério da Educação, Carlos Eduardo Bielschowsky acredita que ainda há espaço para cursos de EaD no país. E para garantir a qualidade das ofertas, o MEC está redesenhando a regulação e a supervisão dos cursos e universidades.

Pergunta – Quais os cuidados que o aluno deve ter na escolha de um curso de EAD?

Bielschowsky – Recomendo aos estudantes, ao procurar uma instituição de EAD, que observem a qualidade da entidade como um todo. Sempre uma boa instituição tende a oferecer um curso presencial ou a distância de boa qualidade.

O segundo ponto é buscar na página do MEC (siead.mec.gov.br) se a instituição e o pólo de apoio presencial está credenciado. Recomendo também que visitem o pólo, porque, para o curso de graduação, o estudante vai obrigatoriamente estar vinculado ao pólo, onde deverá contar com toda infra-estrutura – com computadores, biblioteca e laboratórios.

Pergunta – Cerca de 80% dos alunos de EAD estão na região Sudeste. Como fazer para universalizar a modalidade pelo país?

Bielschowsky – No início, as pessoas procuraram a EaD porque não tinham outra opção. Estavam no interior e não tinham uma universidade de qualidade onde moravam ou trabalhavam, e não conseguiam freqüentar a universidade.

Agora, cada vez mais, cresce o número de pessoas que optam porque gostam do método. De alguma maneira, preferem uma metodologia na qual eles têm mais autonomia.

Eles ficam menos tempo assistindo a uma aula, e mais tempo discutindo e construindo seu conhecimento.

EMP-EAD

Anexos:
FicheiroTamanho do ficheiro
Fazer download deste ficheiro (portaria1.pdf)Portaria 148 Kb
Fazer download deste ficheiro (portaria10_seed.pdf)Portaria 1072 Kb
Fazer download deste ficheiro (portaria2.pdf)Portaria 265 Kb
Fazer download deste ficheiro (port_40.pdf)Portaria 40124 Kb
Última atualização em Qua, 19 de Janeiro de 2011 18:38
Você esta em: EAD