Parlamento Mundial de Segurança e Paz

E-mail Imprimir

dibo cursoO Parlamento Mundial de Segurança e Paz recentemente realizou uma solenidade magna na Cidade de Rorainopolis com a presença da Primeira Dama do Estado Shérida de Anchieta contando com a presença de ilustres autoridades do estado de Roraima, ocasião em que foi proferida a palestra do Professor Roberto Dibo que explicou aos presentes o projeto em parceria com o parlamento POMAJEM-UNI, projeto este coordenado pela Conselheira de Direitos Humanos Alcilene Menezes que já formou mais de oito mil alunos no estado do Amazonas a custo zero.

Mande um e-mail pra Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. e receba um curso inteiramente gratuito com direito a um Certificado Extra Curricular.

 

Assintam na World Parlament TV site www.parlamentworld.org  ou http://worldtv.com/world_parlament_tv

importantissima entrevista do General Heleno sobre a Amazonia.

 

Tal trabalho o parlamento levara a todo o Brasil sendo que os alunos somente pagam o Certificado a um custo ínfimo.

Maiores detalhes de todos os cursos estarão em breve neste site e no sites do parlamento  e sociedadevip www.parlamentworld.org e www.sociedadevip.netwww.abertec.org

 

 

Imagem_1592

 

A coordenação de tais projetos está a cargo dos Conselheiros de Direitos Humanos do Parlamento Mundial de Segurança e Paz Roberto Dibo, JorgeTakaki e Alcilene Menezes.

 

 

ROBERTO CARLOS COÊLHO DIBO

 

VIDA PROFISSIONAL - FORMAÇÃO ACADÊMICA / REALIZAÇÕES

 

Formação - Engenheiro Eletricista pela Universidade do Amazonas (1991) e pós-graduado em Administração de empresas e novos negócios pela FGV - (Trabalho final voltado para a pesquisa de implantação de empresas em São Paulo no segmento de manufatura e remanufatura utilizando processo industrial automatizado). Especialista em manufatura no setor de produtos industrializados, professor em Gestão de Marketing para pequenas e médias empresas pela Universidade de Minas Gerais – Uniderp Pólo Manaus hoje Anhanguera, professor de Automação e Robótica pela Universidade Paulista UNIP.

Como trajetória profissional inclui 19 anos de experiência técnica em áreas vinculadas a produção industrial: Planejamento Estratégico, Análise de Custos, Qualidade Operacional, desenvolvimento e treinamentos.

Possui  treinamento em:  QFD , Time To Market pelo Rochester institute of Technology - RIT nos USA. TTM é uma ferramenta que integra a área produtiva industrial com a área de Marketing (ferramenta de gerenciamento para lançamento de novos produtos).

Autor do projeto de recuperação de peças na configuração fábrica-cliente-fábrica-cliente ao contrário do tradicional fluxo adotado por grande parte do mercado fábrica-cliente-lixo (conceito para preservação ambiental).

 

Autor das obras GUIA DO REMANUFATURADOR e GUIA DO CONHECIMENTO BÁSICO PARA TRABALHAR NO PÓLO INDUSTRIAL DE MANAUS, 5S &HOUSEKEEPING, QUIK JIT & BENCHMARKING, GESTÃO DE INDÚSTRIA / QUALIDADE / GESTÃO DE PESSOAS E PROCESSO DE ADMISSÃO E MUITAS OUTRAS PALESTRAS MOTIVACIONAIS.

 

Ponto forte - Criatividade, facilidade em superar desafios, espírito de liderança, formação de equipes de trabalho multifuncionais e tendência para despertar o interesse do grupo pelo aprendizado contínuo. No exterior, adquiri excelente conhecimento em gerenciamento para implantação de produtos, cálculo de custos, inspeção de qualidade, homologação, treinamento de equipes multifuncionais e logística de fabril.

 

Empresa em que trabalha atualmente

 

NET BUSINESS na função de Diretor Executivo.

 

 

Área em que atuou como profissional:

 

Engenheiro de produção - Administração da produção para empresas Nacionais e Multinacionais do ramo de projetos e industrialização. Experiência com desenho de produtos, fabricação e projetos de equipamentos de automação industrial em produção seriada e não seriada para: pequenos, médios e grandes volumes de produção. Conhecimento em normas técnicas ISO 9000 e grande experiência na utilização das ferramentas da qualidade e procedimentos para elaboração de processo produtivo.

 

Engenheiro da qualidade – atuação em laboratório de homologação de produtos, elaboração de documentação para definição de produto e processo (USA). Conhecimento em ferramentas da qualidade, PSP, PMQ, FMEA, Plano de Controle, Lean Manufacturing, 6 sigma, 5S, Células, Tagushi, FMEA, JIT, A deta T, Parâmetros Críticos, Robust Designer, ISO 9000, ISO 14000. Forte conhecimento em elaboração de procedimentos de qualidade (Procedimentos e Processos). Informática (planilhas do Excel,Word, Power Point, Auto Cad e MS Project).

 

Engenheiro de novos produto (Designer) – Gerenciamento de projetos da área de negócios desde o desenho até a definição dos planos de ação, implementação do projeto utilizando a filosofia Lean Manufacturing e treinamento do time envolvido.

Desenvolvimento de projeto de novos produtos com execução e criação, busca de produtividade na análise de melhorias nos projetos de produtos já existentes, objetivando manter a empresa na vanguarda tecnológica.

Criação de novos designers para lançamento de novos produtos, confeccionando rascunhos de ferramentas de processo industrial, desenho do BOM (Bill of Material) do produto em conformidade com os requerimentos do produto e do cliente de acordo com as normas técnicas vigentes. Estudo das alternativas para a execução dos produtos, coordenando detalhes técnicos funcionais e normativos com foco no processo de industrialização. Desenvolvimento e pesquisas junto a fornecedores de matéria-prima para avaliação de ganho de produtividade.

Em laboratório fazer a avaliação de produtos dos concorrentes, tanto nacionais como importados, com o intuito de analisar tendências, funcionais e custos, frente ao seu posicionamento no mercado. Acompanhar tecnicamente os protótipos, seu desempenho mediante ensaios laboratoriais de homologação para o mercado, a fim de verificar se o projeto está alinhado com os objetivos traçados, ou se é necessária a realização de modificações. Determinação de todos os elementos necessários para a confecção do produto: dimensões de cada componente do produto montado, cálculos, ajustes, definição de acabamento, matéria-prima. Acompanhamento das etapas de fabricação da pré-série, bem como analisar os relatórios de medição emitidos pela área de Qualidade e todos os resultados da corrida piloto, objetivando verificar se há necessidade de algum ajuste ou se o produto pode ser liberado para a produção. Avaliação dos produtos existentes, visando sua melhoria técnica e/ou redução de custo. Avaliação e sugestões de modificações de produtos geradas por outras áreas.

 

Gerente de Operações Industriais - Gerenciamento da planta de manufatura com reporte ao diretor, controle das atividades operacionais da planta, com foco em procedimento e processos: Materiais, Qualidade, Finanças e Produção/ Manutenção.

Planejamento dos serviços internos com administração e controle dos custos industriais, utilizando a ferramenta Time To Market (TTM) assegurando o cumprimento dos padrões e cumprimento de metas operacionais de Qualidade, Custo, Entrega e Serviço. Controle dos procedimentos com liderança e dinamismo e disciplina na utilização das políticas Internas.

 

Engenheiro (Consultor) - A atividade principal era estabelecer um Procedimento Operacional e elaboração de processos produtivos com implantação da empresa, analise de custo do produto, buscando um aumento da produtividade com melhorias inovadoras sem perder a qualidade do produto, propor soluções técnicas, desenvolvimento de novas ferramentas para a produção, treinamento do operacional e administrativo, visitas técnicas a clientes potenciais, rever negociações com os fornecedores com relação a itens comprados e revisão de preço de compra.

 

Empresa em que trabalhou (Funcionário) - Equipamentos Comerciais da Amazônia – Grupo Itautec, Reprofax, Criativa, Universal Componentes, Xerox do Brasil, Kmack Equipamentos e Logística, Uniderp interativa e Universidade Anhanguera.

Empresa em que trabalhou (Consultor) - J.F. Automação LTDA (Manaus–AM ),AR3 Automação (Manuaus–AM) ,Centermax (Manaus–AM),Sortex (Ribeirão Pires– SP),Artepack / Arte Print (Manaus–AM), Copyboard Suprimentos (Osasco–SP),Brasil Suprimentos (Vila Anastásio–SP),Jet Company (Vila Anastácio-SP), SDU do Brasil (Osasco–SP),Unichip (Vila Formosa–SP), Ploter da Amazônia (Manaus-AM) Bramont Montadora (Manaus-AM), Southland ( USA), Xerox (Brasil, México, Estados Unidos, Canadá, Holanda, China e Japão).

 

Experiência Internacional / Reconhecimentos - México, Estados Unidos, Canadá, Europa, China e Japão / Patentes internacionais, Prêmios em concursos de engenharia no Brasil e exterior e etc.

 

Atividade de treinamentos Instrutor nos cursos - Ergonomia, FMEA, Failsafe, A delta T, ESD, Housekeeping, Tagushi, Quik-JIT, 5S, Kaisen, Elaboração de Processo Produtivo, Sistema de Qualidade, FPY, FGI, Xerographic Basic Process, Strategy Procedure, Lay out, MTP, TTM, 6 Sigma, Resíduos Industriais, Lean Manufacturing - Manufatura enxuta, Custos, CEP e demais cursos do Curso de Tecnologia de Gestão e marketing (RH, Matemática Financeira, Contabilidade, Gestão Estratégica, Planejamento Estratégico, Logística, Negociação e etc.).

 

Produtos de conhecimento - Computadores e terminais caixa - Itautec, máquinas copiadoras e impressoras (analógicas e digitais), produtos de suprimentos: manufatura e remanufatura de Toner e Tinta, Projeto de ferramentas industriais para ganho de produtividade, projeto do produto para veículos de duas e quatro rodas, ferramentas de corte e vinco para embalagens, Carros e etc.

 

 

Histórico Profissional - Bolsista pelo CNPQ (Conselho nacional de Pesquisa e Desenvolvimento) na área de desenvolvimento de projetos de turbinas para aproveitamento energético usando recursos naturais da Amazônia. Foi premiado pela Universidade de Minas Gerais pelo desenvolvimento de controladores automáticos em turbinas para gerar energia em pequenas localidades (Projeto implementado no quilômetro 180 estrada Manaus-Itacoatiara) e acompanhado pela CIEAM.

Bolsista pelo CNPQ na área de fontes chaveadas para equipamento eletrônico (máquina copiadora CANON), com acompanhamento pela FUCAPI e formação de imagens digitais através de processo físico utilizados em máquinas copiadoras. Projeto pago e desenvolvido para a empresa ITAUTEC-ECAM (Onde foi contratado em 1991 para liderar o grupo de engenharia de desenvolvimento e nacionalização de fontes chaveadas). Entre outras realizações destaca-se: Frequencímetro digital para uso em computadores (Projeto vendido para a empresa Gradiente), Testador de relé digital (Projeto vendido para a empresa FINDER).

Implementação da linha de fabricação de toner: dosagem, aditivação, mistura, e peneiramento, montagem de conjuntos de suprimentos para as máquinas copiadoras dos modelos Canon - Fotorreceptores, lâminas, rolos magnéticos, unidade de Carga / BRC, reservatório de toner e selos.

Engenheiro responsável por desenvolver e implementar a linha de remanufatura de máquinas copiadoras Canon em São Paulo interno as instalações da Philco – Elaboração do projeto, processo de desmontagem e montagem, treinamento, certificação, elaboração do ferramental, teste funcional final e qualificação.

Pesquisador na área de Pequenas Centrais Hidroelétricas P.C.H. pelo conselho Nacional de Desenvolvimento Tecnológico e Científico - 1989 a 1990, estudante e pesquisador pela Escola de engenharia de ITAJUBA, pesquisador nas Centrais Hidrelétricas de Borton, Ubirajara – Usina das Antas em Poços de Caudas MG, pesquisador na área de turbinas Hidráulicas para a empresa BETTA em Franca São Paulo, estagiário para o grupo de Energia e engenharia e Comércio Ltda na Usina das Bragas em Itamonte MG, projetista de controladores de comporta com acionamento digital para P.C.H., treinador em tecnologia para processos digital em máquinas copiadoras pela CANON e XEROX, projetista e executor da primeira envasadeira de toner para a empresa CANON no Brasil, autor da patente de número D/99271 em junho de 1999 nos Estados Unidos para o produto DC 212/214, autor de mais de 115 submissões a patentes nos Estados Unidos deste 1996 a 2002, considerado o melhor engenheiro em performance na área de Invenções pelos Estados Unidos (Medal Gold Winner - Medalha de Ouro), ganhou o título de herói do Cliente pelos Estados Unidos (Medalha - Customer Hero), ganhou prêmio destaque em qualidade pela Presidente da Xerox Mundial Sra. Anne Mulcahy - New Quality, ganhou o título de Inventor do ano em 2001(Troféu Inventor of the year 2001), Ganhou o prêmio de destaque em performance pelo Presidente Executivo da Xerox do Brasil (President Club), autor de grande parte dos processos e descobertas de resgate funcional de peças em cartuchos de toners exauridos pelo cliente interno a Xerox do Brasil.


Reconhecimentos ( Brasil e Exterior )

Da edição da revista XAMNWES – 1996, foi extraído:

 “Roberto Dibo descobriu o ovo de Colombo. Com soluções simples, mas fruto de muita observação e detalhamento técnico, ele projetou novos berços para as envasadeiras, multiplicando a produção e encurtando o tempo desperdiçado antes. Também recebeu o parecer favorável da Clamo para patentear suas idéias transformadas em realidade, como a ferramenta de prensagem do imã da 5028.”

“Quando esteve em Manaus, o diretor de Operações Industriais do Brasil, Norberto Legrazie conheceu os produtos ( berços ) e ferramentaria de prensagem idealizados pelo engenheiro Roberto Dibo, que estão em processo de patenteamento.”É COM AJUDA DE PESSOAL COM ESSA DEDICAÇÃO QUE A EMPRESA ESTÁ CONSEGUINDO ATINGIR SUAS METAS, elogiou Legrazie”

No mesmo ano em 05 de agosto de 1996, novamente o destaque pertence ao Amazonas com o tema INVENTOS SIMPLES AUMENTAM PRODUÇÃO.

 

 INVENTOS AUMENTAM PRODUÇÃO DA REVISTA FOI EXTRAÍDO

 

“Se Maomé não vai a montanha, a montanha vai até Maomé”.O provérbio se aplica às inovações que Roberto Dibo tem buscado na sua área de engenharia de manufatura.Com apenas dois anos de casa e 30 anos de idade, Dibo tem apresentado soluções simples, eficazes e baratas na linha de envasamento dos toners e na área da ferramentaria de prensagem. Ele projetou berços e depois encomendou alguns exemplares com características de adaptação e vários tipos de embalagens que servem a envasadeira.Evitou com isso, que a cada mudança a máquina precisasse ter seu set up alterado, ou seja, mudou o suporte da base para não mexer com a “montanha”, a envasadeira programada por computador. A economia de tempo foi significativa. Para cada tipo de embalagem, era preciso duas horas para reprogramar o equipamento. O bico é preciso e tem folga máxima de no máximo cinco milímetros para expelir o toner armazenado no silo. O RESULTADO FOI SURPREENDENTE A PONTO DO FABRICANTE DA MÁQUINA ( ESTADOS UNIDOS ) VIR CONHECER O NOVO SISTEMA. E os números são extraordinários especialmente com o albirio toner, que antes atingia a produção de 1.000 unidades por dia para 4.000 unidades atuais. O aumento da produtividade fez com que o campo aumentasse os pedidos. Os ganhos foram tantos que esta área terá uma modificação radical, com mudança de lay out até novembro. Dibo aponta ainda como ganhos a desnecessária alteração nos turnos de trabalho pelo aumento da produção. E no caso do albirio foto, também apresentou idêntica solução, diminuindo as etapas para a fixação dos cartuchos. Em apenas um berço de acoplagem, especialmente desenhado, é possível abrigar três tipos diferentes de cartuchos, reduzindo a um terço o ganho com o ferramental no preço. Dentre os cinco projetos que estão sendo colocados em prática , ele prepara o pedido de patente da ferramenta de prensagem do imã da 5028, cujo acabamento e produção é bem superior à similar americana. A prensa tem capacidade de montar seis peças em apenas três segundos, enquanto a antiga prensa gastava três segundos para montar uma única peça.Suas criações já foram enviadas pelo Departamento de Propriedade Intelectual da Corporação, em Rochester, e receberam um ok! do gerente Edmund Napp. Dibo explica que é preciso observar tudo à sua volta e analisar as formas para se ampliar a capacidade produtiva reduzindo os custos. O resto é o ovo de Colombo.”

 

CARTA DE RECONHECIMENTO PELA DIRETORIA DA XEROX

 

“ROBERTO DIBO

 

É com satisfação que sirvo-me da presente para comunicara a você UM RECONHECIMENTO por seus serviços na condução das atividades de nacionalização de ferramentas necessárias para o try out (início de funcionamento da linha de produção) e start up da montagem do TAI SHAN CRU ( conjunto similar ao A297 CRU). Sua perseverança na busca de soluções ótimas para o ferramenta permitiu que o início do programa pudesse com U$ 14.000 dólares ao invés dos U$ 98.000 definidos inicialmente no CLAR (Orçamento inicial de gastos com ferramental importado). Este tipo de atitude positiva para suas operações o que se refletirá numa crescente independência na condução dos programas em PCDU ( Departamento de desenvolvimento dos ESTADOS UNIDOS).

Obrigado por sem esforço e espero contar com ele para nossos próximos desafios.”

 

Atenciosamente,

Xerox Industrial e Comércio LTDA

 

CONHECIMENTO ADMINISTRATIVO

 

1. Gerenciamento de equipes multifuncionais;

2. Excelente conhecimento em implementação de produtos e análise de Qualidade, Custo e entrega.

3. Conhecimento da ferramenta de gerenciamento TTM;

4. Conhecimento da ferramenta QFD (Aceitabilidade do produto no mercado);

5. Conhecimento da ferramenta de análise de falha;

6. MBA em administração de empresas e novos negócios – FGV ;

7. Curso de Gerenciamento de Projetos;

8. Curso de desenvolvimento Gerencial MSP – Management Study Program;

9. Curso de qualificação de produtos de suprimentos nos Estados Unidos-PCDU;

10. Instrutor no curso de xerografia para a Xerox comércio e Indústria Ltda;

11. Palestrante motivacional para o Pólo Industrial de Manaus com foco em produtividade e para o Programa ProJovem Urbano em Manaus.

 

Atenciosamente,

 

Roberto Dibo

Contato:

(92) 4141-1133



Última atualização em Dom, 19 de Dezembro de 2010 19:32
Você esta em: NOTÍCIAS Parlamento Mundial de Segurança e Paz